Inspeção de Estrutura Metálica

A Associação Internacional de Sociedades Classificadoras (IACS) estabeleceu a unificação dos procedimentos de vistoria da estrutura do casco em navios novos (UR- Z23) bem como os requisitos que devem compor o sistema de qualidade dos estaleiros para a construção de cascos de embarcações. A unificação destes requisitos resultou em uma forte contribuição para a melhoria da qualidade da construção naval e fortaleceu a interface da sociedade classificadora com o estaleiro por meio de um trabalho conjunto de verificação da conformidade dos navios. Para uma sociedade classificadora, seria impossível a realização de 100% das inspeções. Assim, muitas destas verificações de conformidade são delegadas ao estaleiro e por ele executadas, conduzidas por critérios já estabelecidos em seu sistema de qualidade e, posteriormente, auditadas pela entidade classificadora.

 

A certificação da estrutura do casco é realizada por um ou mais inspetores, nas instalações do estaleiro durante o período de construção. A atividade destes profissionais certificadores, em sua maioria engenheiros mecânicos e navais, passa por uma serie de etapas englobando diversos tipos de verificações, o que gera uma constante interação com as equipes de projeto, de controle de qualidade e de produção do estaleiro.

Antes, durante e após a construção das embarcações, a sociedade classificadora e o estaleiro realizam uma serie de verificações da instalação industrial à operação do navio. Na primeira fase que antecede o inicio da construção do navio propriamente dito, a checagem recai sobre a capacitação do estaleiro, ou seja , das instalações, sistemas de qualidade, layout, maquinário e processos de fabricação. A verificação do estaleiro é uma etapa essencial, pois avalia as suas reais condições físicas e estruturais para a condução da obra de uma embarcação. A construção de um navio é um trabalho complexo que exige dos gestores, participantes e colaboradores do estaleiro, uma enorme expertise, infraestrutura, uma ampla vivência e experiência de suas equipes na indústria naval e petrolífera para que se possa assegurar que a prestação de serviços e qualidade final do produto estejam realmente em conformidade com as Normas e posterior possibilidade de certificação. Contando com as verificações de rotina realizadas pelas classificadoras, sobre os fornecedores, processos de fabricação e componentes da estrutura naval podemos assegurar que as inspeções por nós realizadas estarão sujeitas e serão submetidas quando solicitado aos Órgãos fiscalizadores.

O trabalho da PGP, e de seus parceiros, terá inicio na linha de fabricação a partir do pátio de chapas, inspeção de serviços de decapagem, jateamento e pintura. Passa pela verificação do processo de corte e preparação de chapas, montagem de blocos e montagem dos mesmos (vide fotos P-58). As inspeções realizadas irão verificar se a estrutura dos blocos do casco, estão em conformidade com as regras vigentes no País e na comunidade internacional e principalmente com as exigências feitas pela DNV na fase de aprovação dos desenhos. A esta inspeção, serão acrescentadas as inspeções visuais e dimensionais de espessuras de chapas, tipos de perfis, alinhamentos e soldas, com a emissão dos devidos relatórios. Ao longo da construção da estrutura dos navios, a PGP poderá realizar inúmeros e constantes testes e ensaios de conformidade das soldas. Estes Ensaios Não Destrutivos constituem importante ferramenta para o controle de qualidade dos componentes da estrutura naval, especialmente em juntas e soldagem. Entre as técnicas utilizadas pela PGP estão: o ensaio visual, ultrassom, partículas magnéticas, líquidos penetrantes e radiografia. Além dos testes de END, outros ensaios para verificação da montagem destas peças podem ser realizados tais como os testes de estanqueidade e testes no chapeamento externo e interno do casco do navio, antecedendo a pintura do fundo externo. E, finalmente, a PGP poderá executar os serviços de avaliação do comportamento da estrutura dos tanques por meio de testes hidrostáticos.

O objetivo final do trabalho de inspeção da estrutura de navios e/ou plataformas em seu processo de construção é mais um dos serviços prestados pela PGP, ou seja, atender ao construtor na medida de seus contratos e certificar-se de que o produto final tenha condições de realizar o que se propõe, quando em operação. A presença da PGP em algumas construções pode ser vista nas estruturas da P-58.

Anúncios